As pedras preciosas são incrivelmente belas e sempre chamaram a atenção de todos. Com o passar dos anos, ficou cada vez mais difícil adquirir uma dessas belas pedras, não só pelo seu alto preço, mas também por sua raridade. Uma pedra natural leva muitos anos para se formar e, por conta disso, começaram a ser produzidas as pedras sintéticas, tornando possível adquirir essas peças a um custo menor. Mas há um ponto importante a ser destacado: as pedras sintéticas são mesmo idênticas às naturais? Será que vale a pena fazer esta troca? É isso que você vai descobrir no texto de hoje! Acompanhe com a gente!

As diferenças entre pedras naturais e sintéticas

As naturais são pedras formadas pela própria natureza e levam vários anos, até mesmo décadas para ficarem prontas. Essas gemas são resultados de combinações químicas naturais, sem interferência humana. Já as sintéticas são produzidas em laboratórios e levam apenas meses para se formarem. Feitas a partir de materiais encontrados nas pedras naturais, elas são bastante similares e possuem as mesmas características químicas e físicas das originais.

Brilho

A principal diferença entre as pedras naturais e as sintéticas está na refração da luz, que nas sintéticas é inferior, comprometendo o brilho da peça, diferente do que acontece com as naturais. Portanto, o brilho das pedras naturais é mais forte e mais bonito e esse é um grande detalhe que deve ser levado em consideração na hora da escolha da joia.

Durabilidade

Apesar de a imitação ser quase perfeita, não podemos deixar de lado o fator natural. O simples fato de as pedras naturais serem produzidas pela natureza já pesa na decisão de comprar ou não uma pedra sintética. Esse fator traz junto dele a questão da durabilidade, que também deve ser considerada. Por mais que a imitação seja boa, a durabilidade das pedras naturais é bem maior do que a das sintéticas.

Raridade

Pedras sintéticas são facilmente produzidas e, com isso, não podem ser consideradas raras e são mais facilmente encontradas e adquiridas. Quando você possui uma pedra natural, você tem em mãos uma preciosidade raríssima, difícil de ser encontrada e, portanto, de valor incontestável!

Energia

Não é de hoje que percebemos a influência das pedras preciosas nos campos magnéticos. Desde os antepassados, a valorização delas acontece, principalmente, por causa da energia que emanam. Isso não ocorre com as pedras sintéticas, já que elas são produzidas em laboratórios. Cada pedra natural tem sua energia, beneficiando específicas áreas, como, por exemplo, a esmeralda, que auxilia no sistema imunológico e traz equilíbrio mental, físico e emocional. A ametista traz calma e é ideal para as pessoas que passam por problemas de insônia. Já o topázio representa sabedoria e prosperidade, além de auxiliar no aparelho respiratório. Os benefícios das pedras naturais são inúmeros!

Depois de ler este post podemos perceber que, apesar da semelhança, as vantagens de possuir uma pedra natural são várias e vão desde a aparência, como o brilho, até fatores maiores como a energia que possuem. Portanto, essas inúmeras vantagens justificam o preço superior que as pedras naturais têm em relação às sintéticas e mostram que, assim como qualquer tipo de imitação, a qualidade da original é incomparavelmente melhor.

E então, depois de ler este texto, qual pedra você escolheria? Conte-nos a sua opinião através dos comentários!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3


4 Comentários

  • Roseana Maria da Boa Viagem says:

    Gostei muito dos esclarecimentos sobre as pedras naturais!

  • Otmarlunkes@gmail.com says:

    Vejo Rubis sintéticos cor de sangue vendidos a preços absurdos enquanto que verdadeiro rubi passou a ser menos reconhecido! Devido a tecnologia, passaram a chamar a pedra safira vermelha de rubi..Isso é uma grande sacanagem, rubi é rubi e safira é safira.

  • Emilia Vilaça Dornelas says:

    Eu já conhecia alguma coisa sobre a diferença de uma pedra natural e da sintética, sempre chamei a pedra sintética de pedra cega. O que eu não sabia era esse equilíbrio mental, físico e emocional, este último eu até já sentia pela segurança e bem estar que me proporciona.

  • Mariana says:

    Alguma dica sobre onde comprar a pedra água marinha ou aquamarine natural?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *