mineralogia_1

Como diria Marilyn Monroe, os diamantes são os melhores amigos de uma mulher. Mas nem todas sabem como essa e outras joias tão cobiçadas foram parar nas vitrines das lojas, lapidadas e brilhantes.

Está curiosa para descobrir a resposta? Conheça um pouco sobre a mineralogia no nosso post do dia!

O que é a mineralogia?

mineralogia_2

A mineralogia é uma ciência que se dedica ao estudo de minerais em vários aspectos: sua estrutura química e molecular, as propriedades físicas e também ópticas, a sua gênese, o seu metamorfismo e a sua meteorização.

Essa ciência começou de forma modesta, focando apenas em dar nomes aos vários tipos de minerais encontrados. Mas com o passar dos anos, ela evoluiu muito.

Veja estas dicas de como você pode diferenciar uma pedra preciosa de uma sintética!

Como ela surgiu?

No Brasil

mineralogia-3

Antes mesmo dos colonizadores chegarem ao Brasil, os índios já trabalhavam com os minerais. As pedras eram utilizadas para fabricar armas como o machado, ponta de lanças e flechas, pilão, facas, entre outros instrumentos necessários para a sobrevivência.

Com o passar do tempo, os indígenas também passaram a utilizar essas pedras para confeccionar adornos e também para praticar rituais religiosos com a fabricação de estátuas de ídolos e deuses.

50 anos depois da chegada dos portugueses ao Brasil, cartas começaram a chegar no outro lado do atlântico, informando aos reis que muitas pedras e metais preciosos foram encontrados em nossas terras.

O primeiro mineralogista do nosso país foi José Bonifácio, mais conhecido pela sua representação política, mas que tinha como um dos seus passatempos preferidos essa prática mineralógica.

Surgiram vários outros mineralogistas durante o período colonial até os dias de hoje. O estudo sobre as pedras preciosas se desenvolveu muito aqui no Brasil, especialmente depois das jazidas encontradas em Minas Gerais.

Nos dias de hoje, novas espécies minerais são descobertas graças ao empenho de vários pesquisadores que foram surgindo através dos anos. Já são mais de 50 espécies minerais descobertas em terras brasileiras, e destas, 11 foram identificadas pelo geólogo Daniel Atencio.

No mundo

mineralogia-4

Fora do Brasil, a mineralogia surgiu como ciência com o cientista e humanista Georg Bauer. Ele foi tão importante nessa área que é conhecido como o pai da mineralogia.

Como foram surgindo novas técnicas graças ao avanço da tecnologia, a mineralogia deixou a mera descrição de pedras para estudar as propriedades físicas e químicas das pedras com a finalidade de obter maior qualidade. Hoje temos vários campos de estudo, dentre eles há a ciência dos materiais, física do estado sólido e química inorgânica.

Qual é a sua importância?

mineralogia-05

Você pode estar se perguntando qual o motivo de estudar sobre isso e com qual objetivo. Pois bem, a mineralogia é uma excelente maneira de retirar esses recursos naturais do meio ambiente sem danificá-lo. Além disso, é possível otimizar o uso dessas pedras e, com isso, gerar mais lucros para a empresa em todas as etapas na produção de joias.

Com a mineralogia é possível:

– Saber o real valor econômico do material que você tem;

– Qual é a demanda de mercado para esse tipo de pedra.

Dessa forma, você consegue saber qual é o tipo de produto que o seu consumidor mais gosta. Com a aplicação da mineralogia, a empresa pode aproveitar melhor todo o processo de produção da joia e levar maior qualidade para os seus clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse o nosso texto sobre quais são as pedras raras brasileiras mais usadas na fabricação de joias!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *