Água-marinha, a queridinha da vez

Água-marinha, a queridinha da vez

 

A água-marinha, que tem seu nome derivado do latim aquamarine (aqua=água; mare=mar), é uma atraente sílica derivada do mineral berilo, mesmo grupo da esmeralda (berilo verde) e da morganita (berilo rosa).

 

Conhecido como o Rei das Pedras Preciosas, seus cristais são gerados em lugares “sujos”, onde sempre há certas impurezas ao redor – nesse caso, o berilo incorpora pequenas quantidades de ferro e é justamente esse metal que, em interação com a luz, dá ao berilo o precioso tom turquesa que caracteriza a água-marinha. Atualmente, as cores mais valiosas são o azul-celeste e o azul-escuro.

 

IMG_0116

Slide33

IMG_0136

 

A maioria dos cristais de água-marinha provém de depósitos geológicos de rocha pegmatito, muitos dos quais se encontram no Brasil, o que transforma o país na maior fonte de água-marinha do mundo. Por aqui, as principais minas se encontram nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rondônia (pouco explorada) e Rio Grande do Norte.

 

Há registros de que, já nas tumbas das múmias do Egito, foram encontradas pedras de água-marinha. Rezam antigas lendas que a gema teria o poder de proteger os marinheiros das tormentas dos mares e dos afogamentos. Outra superstição que gira em torno da pedra preciosa é que ela proporcionaria calma e combateria o mal entre os casais.

 

A maior pedra preciosa de água-marinha do mundo – um cristal bruto em forma de obelisco, pesando pouco mais de 2 quilos e medindo 36 cm de altura -, batizada de Dom Pedro e extraída em Minas Gerais na década de 80, faz parte de exibição permanente no Museu de História Natural de Washington desde 2012 quando foi doada por um casal de americanos. O cristal original, quando foi extraído da mina, pesava cerca de 45 quilos, mas acabou se rompendo em 3 partes e da maior, com pouco menos de 30 quilos, foi esculpido Dom Pedro.

 

agua marinha maior pedra 3

 

A Rainha Elizabeth II, durante sua visita ao Brasil em 1968, foi presenteada com várias joias adornadas com água-marinha, como colares, brincos e até uma tiara. Um luxo só, não é mesmo?

 

400x271_a27fca5fac51f91b58173b69725e0e07

E para carimbar a gema como uma das queridinhas da realeza, recentemente a pedra foi protagonista do anel que Meghan Markle usou no seu casamento com o príncipe Harry. O anel azul de água-marinha que a noiva usou após a cerimônia, era do acervo de sua sogra, Lady Di, segundo informação confirmada pela assessoria de imprensa da Casa Real. Uma linda homenagem!

 

 

Você já se imaginou usando joias com a mesma gema que a realeza britânica tanto aprecia? A ArtOuro atende a esse tom único com designs especiais em joias de água-marinha. Selecionando apenas pedras de alta qualidade, a ArtOuro lhe convida a sentir o poder da água. Se você der ouvidos aos brincos de água-marinha, você pode ouvir o canto das sereias em voz alta. A ArtOuro desenha um mundo marítimo, onde você pode mergulhar profundamente e encontrar peças únicas. Deixe que as gotas se transformem em solitários pingentes de água-marinha ao redor do seu pescoço ou encontre os anéis de água-marinha escondidos em uma caixa mística por eras nas profundezas do mar.
Venha se encantar com a água-marinha! Visite nossa loja virtual e aproveite os super descontos que preparamos pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *