As pedras do Brasil: Opala

A Opala é uma das mais belas pedras preciosas encontradas no Brasil, no entanto, essa gema não é tão conhecida por aqui. Uma pena, afinal, além de valiosa, a Opala é lindíssima e o seu brilho realmente impressiona. Ela pode refletir todas as cores do espectro e chega a brilhar ainda mais do que os diamantes.

O nome “opala” é oriundo do sânscrito (upala) que, traduzido para o português, quer dizer “pedra preciosa”. E por falar em preciosidade, as Opalas de boa qualidade são tão valorizadas no mundo, que podem custar US$20.000 por quilate. Mas existem também joias de opala de excelente qualidade com um preço mais acessível.

Se você não conhece a Opala ou sabe pouco sobre ela, continue lendo o nosso artigo e confira informações preciosas acerca dessa gema!

O que é a Opala?

opala

Essa pedra preciosa é uma sílica amorfa hidratada e seu percentual de água chega a 30%. A coloração da opala pode ser uniforme e leitosa, mas, na maioria das vezes, várias tonalidades de gemas podem se misturar em uma única Opala. Isso acontece porque há uma difração da luz no interior da pedra, o que possibilita o incrível jogo de cores que ela produz.

Origem da Opala

Segundo Plínio, escritor romano, a Opala surgiu a partir da glória de várias gemas: “do suave fogo do rubi, do abastado roxo da Ametista e do verde-mar da Esmeralda”. Poetizações à parte, a Opala demora cerca de 60 milhões de anos para se formar. Mais um motivo para ser tão preciosa!

A Opala no Brasil

terra-opala

A Opala brasileira foi descoberta em Pedro II, município do Piauí, no ano de 1930, conhecida como Terra da Opala. De colonização portuguesa, a região conta com diversas cachoeiras e um rico artesanato em tecelagem.

É lá nessa cidade que está instalada a única reserva nacional de Opala nobre, que é a segunda maior do mundo. Em 1958, a pedra passou a ser exportada e começou a ser conhecida e apreciada no mundo inteiro, especialmente as pedras furta cor.

Além disso, a cidade é um bom exemplo de relações comerciais. O mercado da pedra é estruturado em torno de associações ligadas ao garimpo e à lapidação, garantindo uma mineração organizada para preservar a região e condições de trabalho justas.

 

Características da pedra

opala-lapidada

A Opala é uma pedra que possui um brilho inconfundível e as suas cores mais comuns são o branco e o verde. Apesar disso, ela pode ser encontrada em muitas outras tonalidades, como cinza, laranja, vermelha, amarela, verde, magenta, azul, rosa, marrom, oliva e preto.

Significado e misticismo

A Opala possui vários significados, incluindo a fé, a plenitude, a abundância e a pureza. Na antiguidade, acreditava-se que a Opala trazia aos homens o poder da invisibilidade, afastava espíritos maus e auxiliava na visão.

A relação da Opala com as datas comemorativas

opala-brinco
O mês da Opala é o mês de outubro, período propício para enaltecer essa pedra inigualável. Cumpre acrescentar que ela é o símbolo de 24 anos de casamento e, nada mais oportuno do que presentear a amada, nas Bodas de Opala, com uma bela joia com essa gema, não é mesmo?

E então, você gostou de saber um pouco mais sobre a Opala? Possui ou pretende possuir alguma joia com essa pedra preciosa? Visite a nossa página para conferir joias incríveis que contam com essa pedra como estrela principal. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3


1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *