Muitos estados brasileiros exportam suas belas pedras preciosas para o mundo todo. Lapidadas com delicadeza, estas gemas são transformadas através das mãos de artesãos e ganham designs incríveis, resultando nas mais disputadas joias. No post de hoje da nossa série “As pedras preciosas do Brasil”, você conhecerá aquela que desperta a atenção e o encantamento de todos que a veem: a esmeralda da Bahia. Continue lendo!

 

As características da esmeralda da Bahia

esmeralda-pedra

A esmeralda, pertencente ao grupo do berilo, é uma gema de coloração verde cujas tonalidades são encontradas em verde-claro, verde-escuro e verde-amarelado, translúcidas ou transparentes. Em sua composição está o alumínio, o silício, o enxofre, o zinco, o ferro, o fósforo e o cromo, que é o verdadeiro responsável por sua coloração.

Segundo o conceituado Germological Institute of América (GIA), para que a gema seja reconhecida como uma esmeralda e não simplesmente um berilo verde, ela precisa ter no mínimo 0,1% de óxido de cromo (Cr2O3). Em seu estado bruto, é encontrada em forma de cristais prismáticos e hexagonais de brilho vítreo. Sua densidade relativa é de 2,70 e sua dureza está entre 7,5 e 8,0.

No Brasil, a esmeralda atrai garimpeiros de todos os lugares ao vilarejo de Carnaíba, que pertence à cidade de Pindobaçu e que fica a aproximadamente 370 quilômetros de Salvador. Neste local, é possível encontrar as maiores reservas do país. São cerca de 70 garimpos onde os mais rasos estão a 50 metros e podem chegar a até 300 metros de profundidade.

 

O misticismo das pedras: a esmeralda

esmeralda-gema

A esmeralda é uma pedra preciosa carregada de misticismo. Dizem que ela é considerada a “pedra milagrosa do amor”, do rejuvenescimento, da inteligência e da comunicação. Acredita-se que ela também tenha vários efeitos terapêuticos para o corpo, especialmente sobre a coluna. Dizem que a água enriquecida com esta gema, ajuda a regular a taxa de açúcar no organismo, melhora a visão e evita o quebradiço de cabelo e unhas.

Para a psique, a esmeralda permite a seu portador um equilíbrio interior e emocional, sendo muito utilizada na meditação para “soltar” constrições nos nervos e trazer paz, calma e harmonia, além de contribuir para que se tenha mais certeza sobre as atitudes. Os planetas relacionados a ela são Vênus e Saturno, e os signos, touro, câncer, leão, libra, escorpião e peixes.

 

A esmeralda e as datas comemorativas

esmeralda-joias

As Bodas de Esmeralda são comemoradas por 55 anos de casamento. Esta significativa data merece ficar registrada na vida do casal por todo o empenho e dedicação ao amor entre os dois. Que tal, então, presentear o seu par com anéis, brincos ou colares com pingentes de esmeraldas? Com certeza será um presente inesquecível!

Agora, se você quer homenagear um profissional da advocacia, do atletismo, da escrita, da medicina ou da biologia, uma joia com uma esmeralda é a escolha certa! Esta pedra preciosa é símbolo destes profissionais, e é normalmente oferecida a pessoas queridas na forma de anéis solitários.

A esmeralda é uma grande “queridinha” e por isso é uma das gemas mais conhecidas pelos brasileiros. Você pode perceber que nossas avós e mães têm joias de esmeraldas ou têm grande apreço por ela. E você, o que acha da esmeralda?

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3


2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *