Banner 3

 

O citrino é a variedade amarela a vermelha-alaranjada do quartzo cristalino. Devido à sua abundância, por muito tempo ficou renegada a uma classificação inferior, porém nas últimas décadas, essa percepção mudou, devido em parte às tendências que enfatizam os tons terrosos.

 

Valor

 

No topo da escala, você encontrará espécimes nos tons mais saturados de amarelo, laranja e vermelho. Aqueles com cores menos intensas aparecem em faixas de valores mais baixos, com pedras sem cor ou fumê. Como acontece com qualquer gema, o corte personalizado aumenta o valor e inclusões diminuem. Não há aumento exponencial de valor por quilate com o aumento do tamanho, já que tamanhos maiores são facilmente encontrados.

 

 

Comentários

 

A mineração produz pouquíssimo citrino. Grande parte do citrino encontrado no mercado é produzido pelo aquecimento de quartzo fumê (que produz tons de amarelo claro a médio) e ametista (que produz amarelos saturados e tons de vermelho-alaranjado a marrom-alaranjado). As pedras naturais tendem a ser amarelo pálido, muitas vezes com tons fumê. Os citrinos variam desde um tom mais claro, amarelo-limão ao “Madeira”, um laranja bem saturado com reflexos vermelhos.

 

Os tons amarelos do citrino são devido à presença de ferro.

 

O citrino é uma pedra para joias finas. Sem clivagem, com dureza 7, cores estáveis sob a luz e sem necessidade de cuidados especiais, pode ser usada em qualquer joia. Como a maioria dos quartzos, está disponível em vários tamanhos. Assim, os lapidadários podem facilmente usar esta gema nos mais variados cortes, sendo uma ótima opção para um anel de noivado.

 

 

Sintéticos

 

Citrinos podem ser criados hidrotermicamente em laboratórios. Embora o quartzo natural seja comum e barato, o quartzo sintético pode ser fabricado em quantidades suficientes e a um custo mais baixo, tornando a prática economicamente viável.

 

Melhorias

 

Transformar quartzo fumê e ametista em citrino via tratamento térmico geralmente é feito diretamente na mina. Pedras de quartzo incolor também são irradiadas e aquecidas para produzir “quartzo-limão”, pedras com uma cor amarelo neon, levemente esverdeada.

 

O tratamento térmico de citrinos com o teor adequado de ferro, cria a cor “Madeira”, altamente valorizada.

 

Fontes

 

Praticamente todos os citrinos naturais vêm do Brasil. Outras fontes notáveis incluem Bolívia, Madagascar, Mianmar e Zâmbia.

 

 

Cuidado

 

Citrinos fazem pedras para joias duráveis, mas que requerem poucos cuidados. No entanto, as pedras tratadas termicamente podem desbotar quando expostas ao calor. Faça a limpeza com água morna, detergente neutro e uma escova macia.

 

 

Este artigo é uma tradução do original Citrine Value, Price and Jewelry Information.

 

Agora que você aprendeu mais um pouco sobre essa preciosidade, que tal aproveitar para visitar nossa loja e conhecer lindas peças com a pedra? Um extraordinário par de brincos de citrino em você é como ser portadora do sol eterno da juventude! Ou um colar de citrino caído do céu vai reunir a sua força interior com o charme antigo. Você pode personalizar a maior estrela do Universo para se transformar em anéis de citrino acessíveis e poder ser a estrela de onde você está!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *