Banner_13

A pedra do mês de janeiro é belíssima e tem uma coloração incrível e um significado muito nobre. A granada é utilizada desde as épocas mais remotas entre egípcios, além de ter sido usada também por maias e astecas, tanto pela sua beleza ornamental, quanto pelas crenças.

 

Relacionada ao coração, é um excelente presente para se oferecer a quem se ama. São pedras da lealdade, símbolo da compaixão e do amor, e ainda há os que acreditam que possui uma força afrodisíaca.

 

Quais suas principais características?

 

 

Granada é o nome geral dos membros de um grupo de minerais silicatos, de propriedades semelhantes, mas de composição química diferentes, ou seja, o nome granada não designa uma, mas sim um grupo de gemas que compreende várias espécies –  as mais importantes são Piropo, Andradita, Grossulária, Espessartina e Almandina.

 

 

Os tons rubros vão desde o framboesa ao vermelho cor de sangue; já os tons verdes são equivalentes ao das esmeraldas, existindo ainda granadas em tonalidades de amarelo, laranja e castanho. Existe inclusive uma variedade da pedra na cor preta e também incolor. Os variados aspectos das granadas possibilitam uma utilização adequada a todos os gostos e bolsos possíveis.

 

Seu nome deriva do latim granatus, que significa “grão”, uma referência pela similaridade da cor da pedra com a cor da semente de uma Punica granatum, mais conhecida no Brasil como romã. Há ainda a correlação com carfunculus, que na tradução para o português fica “pedra de luz” – isso porque algumas lendas antigas afirmam que uma grande granada iluminou a Arca de Noé.

 

Como escolher a granada mais adequada?

 

Quando o anel de noivado é a opção escolhida para o momento do pedido, existem diversos modelos que podem ser entregues como presente.

 

Granada não é uma cor tradicional para anéis de noivado, mas não devem ser dispensados pois trazem inúmeros benefícios. Por ser uma cor rica, são adequados para uma mulher que gosta de originalidade.

 

As granadas possuem uma beleza atemporal que existe há milhares de anos. Embora as propriedades físicas possam variar, no geral, todas as variedades facetadas produzem pedras de joias duráveis.

 

Para granadas de tamanho maior, a cor e a transparência têm a maior importância. Inclusões, minúsculos cristais internos e fraturas não devem ser visíveis a olho nu ou interferir na beleza da pedra. Para pedras menores, o corte é o mais importante. No geral, escolha uma granada com cores ricas.

 

As granadas vermelhas são relativamente acessíveis, portanto, invista em uma pedra de alta qualidade com um bom corte. Quanto mais vermelha, mais valiosa é uma granada. No entanto, as granadas cor-de-rosa também formam belas pedras de anel.

 

Para as granadas alaranjadas, quanto mais laranja-avermelhada, mais valiosas. As pedras alaranjadas mais claras têm uma cor profundamente saturada, “intensa”, cor de laranja ou abóbora. Canela ou cores âmbar geralmente custam menos.

 

As granadas verdes que se aproximam de um verde esmeralda rico custarão mais, enquanto as pedras amareladas e verdejantes custarão menos, assim como as pedras preciosas com tons muito claros ou muito escuros.

 

Algumas granadas também podem exibir alguns efeitos ópticos incomuns, como mudança de cor e asterismo – efeito de “pedra estelar”, que é o aparecimento de uma estrela de 4 ou 6 raios aparentes na superfície da gema. Se corretamente cortadas e colocadas, essas gemas podem fazer pedras de anel de noivado muito vivas.

 

 

As granadas vermelhas tendem a ter uma sensação mais vintage. Mas os joalheiros preferem granadas alaranjadas e verdes. Em coleções de alta moda, muitas vezes você verá solitários com uma granada viva e peças de joias luxuosas acentuadas com granadas verdes.

 

O ouro amarelo realça os tons laranja ou castanho das granadas vermelhas e cria um aspecto real e antigo.

 

 

O ouro branco faz a cor da pedra se destacar em contraste.

 

a11932c

 

O ouro rosé pode dar à granada vermelha um apelo moderno e mais atualizado, dando calor ao anel.

 

 

Os joalheiros muitas vezes colocam granadas alaranjadas em ouro amarelo, o que aumenta o calor da pedra, enquanto granadas verdes são muitas vezes colocadas em ouro branco para dar à joia uma aparência limpa e fresca.

 

 

Quer saber mais sobre essa preciosidade? Leia nosso post As pedras preciosas do Brasil: Granada –  Minas Gerais e Tocantins e visite nossa loja virtual para conhecer nossa linda coleção de peças com a pedra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *