banner-4

As alianças surgiram há séculos como um símbolo de casamento. Na época, acreditava-se que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia ligada ao coração. No século IX, a Igreja adotou o simbolismo da aliança para os casais, instituindo, até hoje, o uso da joia no dedo anelar esquerdo.

 

Os anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso são joias que simbolizam o carinho e o compromisso de um casal. Com o tempo, cada cultura criou sua própria etiqueta para o uso desses anéis. Assim, o anel de noivado pode ser usado na mão direita segundo a tradição de um país, mas ele pode pertencer à mão esquerda em uma localidade diferente.

 

E você sabe qual é a tradição aqui no Brasil? Afinal de contas, como usamos anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso? Confira.

 

Anéis de compromisso

 

Embora não seja um costume amplamente difundido, alguns casais optam por usar anéis de compromisso quando o namoro se torna mais sério, mas o casal ainda não pretende se casar. Melhor dizendo: funciona como um “aquecimento” para um futuro noivado.

 

Geralmente feitos de prata, costumam ser mais discretos e muitas vezes possuem registros gravados, como o nome dos namorados ou uma data especial.

 

Assim como a aliança de casamento no período de noivado, o anel de compromisso deve ser usado no dedo anelar da mão direita.

 

Anel de noivado

 

 

Item luxuoso, o anel de noivado representa os sentimentos de modo intenso e está conquistando cada vez mais as noivas e noivos brasileiros.

 

A tradição do anel de noivado vem de longa data. O costume foi introduzido no século IX, por decreto do papa Nicolau I, que determinou o uso do anel como obrigatório, uma forma de os noivos assumirem publicamente seu compromisso.

 

Em muitos lugares, como Estados Unidos e Europa, o anel de noivado costuma ser um investimento e tanto. Para pedir a mão das noivas, os noivos costumam procurar anéis com muitas pedras preciosas e diamantes.

 

Quer deixar suas amigas morrendo de inveja? Depois do pedido, use o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda, do momento do pedido de casamento até o altar. No dia do enlace, o anel ficará preso pela aliança, no anelar da mão esquerda. No entanto, você também pode passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita e ostentar um anel em cada mão.Tradicionalmente, quando a proposta envolve apenas o anel de noivado, o noivo não usa nada nas mãos até estar casado.

 

Alianças

 

 

Desde tempos remotos, o homem usa anéis para simbolizar os laços de matrimônio. O círculo, que representa a eternidade, marca a intenção das uniões serem duradouras. Não é o que todo mundo deseja?

 

No Brasil, os anéis de noivado não são tão usados como é a tradição em outras partes do mundo, mas o costume tem se popularizado a cada ano, apesar de ainda ser considerado um bem luxuoso. Por aqui, as propostas de casamento são tradicionalmente feitas com alianças, que são as mesmas que serão usadas após o casamento.

 

Durante o noivado, os noivos usarão as alianças no dedo anelar da mão direita. Na cerimônia, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda. Também existe um modelo de aliança chamado meia aliança (joia com diamantes cravados em apenas metade do anel). Nesse caso, ela também deve ser usada no dedo anelar da mão direita durante o noivado e passar para o anelar da mão esquerda no dia do casamento.

 

Foram os gregos, descobridores das leis do magnetismo, que acabaram influenciando a tradição do uso do anel de casamento. Acreditava-se existir uma veia localizada exatamente no quarto dedo da mão esquerda que estaria diretamente ligada ao coração. Usando essa lei a seu favor, os amantes passaram a usar um anel de ferro imantado nesse dedo, para que seus corações permanecessem atraídos um pelo outro para toda a eternidade. Romântico né? Posteriormente, os romanos adotaram a tradição, até a validação do costume pelo Vaticano.

 

Nunca se esqueça que esses costumes não são inquebráveis, afinal, o que vale mesmo é aquilo que faz sentido para o casal. Portanto, nada impede que sejam usados em dedos diferentes.

 

Depois de descobrir em qual mão usar cada anel e aliança, saiba como escolher a aliança perfeita aqui.

 

Comentários estão fechados.