As cores usadas pela indústria da moda, de decoração e cosméticos tem sua inspiração muitas vezes em atributos naturais. A empresa que desenvolveu o sistema de cor mais utilizado no mundo, a Pantone, possui tons de sua escala que reproduzem as cores de pedras preciosas. A marca ainda utiliza inspiração nos nomes das pedras para referenciar as pedras naturais, não é interessante? Saiba mais sobre esta relação neste artigo que traz alguns exemplos encantadores.

A escala de cores Pantone

pantone_2

A empresa, fundada em 1962, desenvolveu um sistema numérico de escala de cores para manter uma referência regular na fabricação de tintas e artigos coloridos na indústria. Muito utilizada pelo mercado gráfico, fashion, de tintas e de decoração, a Pantone tornou o modo de identificação de cores orientadas pelo nome e código de cada parte da escala, muito mais simples.

Pedras naturais e sua fidelidade nas cores

pantone_3

As pedras brutas possuem lindas cores de aspecto natural. Hoje em dia, naturalmente, a tecnologia auxilia em um melhor tratamento de pedras preciosas. No entanto, em seu aspecto mais puro, as pedras preciosas trazem cores que refletem as nuances mais inspiradoras.

As cores do ano

Em janeiro usualmente, a Pantone elege uma cor que é tida como a tendência para o ano. Esta cor influenciará coleções de roupas, joias, calçados, além de objetos de decoração e design. Em 2015, a cor escolhida foi a Marsala, um forte marrom vinho que se relacionava com a intensidade das mudanças globais. Para 2016, foi escolhida uma dupla de cores: o azul Serenity e Rose Quartz.

Azul Serenity

pantone_4

Como o próprio nome diz, o azul eleito deste ano pertence à classe das nuances mais leves, aquelas que transmitem tranquilidade e serenidade. Das pedras naturais que se encaixam neste perfil, a água marinha carrega os tons de azuis mais calmos, trazendo sensação de tranquilidade e paz. Conhecida como a pedra protetora dos marinheiros, ela também é conhecida por trazer coragem e aumentar a intuição.

Rose Quartz

pantone_5

A segunda cor escolhida, Rose Quartz, foi inspirada pela pedra Quartzo Rosa. Escolhida por refletir calma e tranquilidade, a cor possui forte relação com outra pedra, a morganita, que é da família do berilo. A morganita é uma pedra que traz foco e nos livra das energias desnecessárias. Utilizada para livrar do estresse e da tensão, a morganita age no chacra do coração trazendo boas sensações e transparência nos sentimentos.

Escala de cores Pantone e as joias do ano

pantone_6

Destaque deste ano, o pingente de água marinha com morganita e ouro branco está entre um dos mais desejados pelo público. Trazendo as cores da escala Pantone em pedras naturais, o pingente reúne em uma só peça as tendências para 2016. Quem procura estabelecer mais equilíbrio e harmonia, trazendo beleza para sua vida na forma de pedras que ajudem a manter a calma e a tranquilidade, o pingente é a escolha ideal.

O que acharam da relação entre a escala de cores da Pantone e as pedras naturais? Leia o nosso outro artigo e saiba por que o sistema Pantone é tão importante!

Fonte da imagem: bit.ly/695.ref

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *