O ouro é o metal mais utilizado em joias, seja em seu tom amarelo, o mais tradicional; branco, rosé ou vermelho. É um metal nobre, resistente à corrosão por ácidos ou sais, e por não sofrer oxidação e ser bastante raro na natureza, tem preço elevado no mercado de joias. Porém, existem diferentes tipos de ouro e maneiras de utilizá-lo na fabricação de peças.

O que muitos não sabem é que o ouro utilizado na fabricação de joias é, na verdade, uma liga, ou seja, uma mistura de materiais. O ouro puro é um material extremamente maleável, tão maleável, que um simples aperto de mão, em uma mão que usasse um anel de ouro, seria capaz de alterar o formato da peça. A mistura de metais, dessa forma, confere além de maleabilidade, durabilidade à joia que será produzida. Continue acompanhando e confira a diferença entre os tipos de ouro:

 

Ouro puro

ouro-puro

O ouro puro, diretamente extraído da natureza, é extremamente mole. Essa propriedade faz com que o metal seja facilmente riscado por outros elementos. Além disso, peças com o ouro “fino” facilmente se amassam ou perdem a forma, mesmo que ao menor impacto. Portanto, para ganhar a resistência que uma joia requer, o ouro é fundido em ligas metálicas, com outros materiais.

 

Liga de metais

liga-metalica

Para conseguir trabalhar com o ouro e sua maleabilidade, é comum fazer liga de metais, como o cobre, zinco, prata ou paládio. Essa mistura dos metais com o ouro confere dureza à peça, sem interferir na coloração da joia que será o produto final.

O termo “quilates” (k) é utilizado para determinar a quantidade de ouro que existe em uma liga metálica. O cálculo é feito pelo peso do metal dividido por 24. Por exemplo, uma peça de ouro 24k é uma peça de ouro puro, sem adição de outro metal, enquanto uma joia 18k tem 75% de ouro em sua composição — 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, o que é ideal para as joias.

Ao efetuar uma compra de uma joia de ouro é importante se atentar para a quantidade do metal que há na peça. A legislação que determina a porcentagem de ouro em uma joia que a torna, de fato, de ouro, é variável conforme o país. No Brasil, uma peça que tenha composição de ouro acima de 14k já é considerada de ouro.

Mas vale destacar que o ouro 18 quilates é a melhor opção para a confecção de joias, pode também ser chamado de ouro 750 (750 partes de ouro em 1000 partes). Nesse quilate, além da propriedade resistência, a joia não fica mais suscetível à oxidação e ao escurecimento. Portanto, sempre que você for adquirir uma nova joia, lembre-se de conferir se ela é feita em ouro 18k.

 

Coloração do ouro

IMG_3148

Para a produção das diferentes colorações de ouro, existem porcentagens específicas de metais a serem seguidas. O ouro amarelo é composto de ouro mais 2/3 de prata e 1/3 de cobre, o ouro rosa, de 1/3 de cobre e 2/3 de prata. Já o ouro branco é um liga de ouro e paládio, enquanto o ouro vermelho é feito a partir da mistura de ouro e cobre.

 

Seja no tom amarelo, branco, rosa ou vermelho, o ouro é um metal capaz de potencializar a beleza de qualquer joia! A mistura de colorações em peças é também uma opção muito bacana para conferir originalidade a uma peça. Siga nossa página no Facebook e receba mais informações preciosas a respeito de joias! E não se esqueça de compartilhar com a sua opinião com a gente nos comentários!

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

 


4 Comentários

  • Cristiane says:

    Excelente explicação sobre o valor do ouro, me ajudou muito mesmo.

  • Ewelyn says:

    O ouro Ocado diminiu a qualidade ou quantidade do ouro?
    Qual a diferença entre o Ocado e o Maciço?

    • Mena says:

      Qdo uma joia e de ouro maciço, quer dizer que é uma peça compacta. Sem espaço vazio. Ocado é oco, ou seja, o “maciço” fica ocupado por espaços vazios. Esse método de fabricação é normalmente utilizado para aumentar o tamanho da peça sem aumentar seu peso

  • Carlos says:

    A concentração de cobre e de prata no ouro rosa é 1/3 e 2/3 respectivamente ou é contrário ? Pelo texto esta concentração está igual ao do ouro amarelo !

    Parabéns pela aula !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *