anel-formatura

A formatura está chegando e você ainda não conseguiu encontrar um anel legal? Não sabe qual é a pedra certa do seu curso ou qual formato combina mais com a sua mão? Não se aflija! Hoje vamos esclarecer tudo isso aqui no nosso post. Confira!

A Formatura é um acontecimento na vida comovente e sem igual. Desde jovem nos colocamos a refletir a respeito da profissão que iremos exercer. O desejo se inicia ao ouvirmos a famosa pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. E por ser um momento tão notável, necessita de um ícone para ser sempre lembrado.

 

Um pouco de história

west-point-academy

Anéis são símbolo de poder, hierarquia, força e união desde a Antiguidade. Os egípcios  associavam essas peças à vida eterna, enquanto os romanos atribuíam-lhe o poder de um amuleto que traria vitória aos soldados de guerra.

O anel de formatura surgiu para representar um rito de passagem, o término de algo necessário para um novo começo. É sob essa perspectiva que em 1835, um grupo de alunos da Academia Militar de West Point, Estados Unidos, começou a tradição. Eles queriam algo que simbolizasse esse momento de transição e que também representasse o grupo. A partir deste fato, a escola resolveu adotar a ideia e, desde então, a tradição disseminou-se.

 

Simbolismo

anel-formatura-simbolismo

De maneira geral, os anéis simbolizam compromissos duradouros. Sua forma circular está associada à perfeição e o fato de ter um “buraco”, simboliza o lugar por onde passam as energias celestes.

Ter um anel de formatura é um modo de tornar viva a memória dos esforços realizados durante todo o processo. Além disso, é uma forma de lembrar que tudo que foi aprendido durante anos de estudo, contribuiu para sua evolução pessoal e profissional.

 

Uma pedra para cada curso

Utilizado no dedo anular da mão esquerda, o anel de formatura é reconhecido através da lateral do anel junto ao emblema do curso e a pedra de coloração característica da área de formação.

Uma joia com tanto simbolismo requer em sua fabricação os metais mais nobres. Os melhores anéis de formatura são confeccionados em ouro 18K e cravejados com brilhantes, onde este tem intrínseco o brilho e o sucesso na carreira e aquele a seriedade e o valor profissional.

Como cada pedra se associa a uma lista de cursos específicos, é preciso ter certeza que está fazendo a escolha certa na hora da compra.

 

Formatura de 1º grau

anel-formatura-1-grau

O anel para quem conclui o 1º grau, deve ser confeccionado com as pedras água-marinha ou topázio azul. A primeira atrai pensamentos puros, contribui na eloquência e auxilia a reduzir aflições, enquanto a segunda simboliza a alegria e proporciona sorte e proteção.

 

Formatura de 2º grau

anel-formatura-2-grau

A conclusão do Ensino Médio tem como pedra símbolo a turmalina verde. Tida pelos antigos como gema que traz luz à escuridão, auxilia a clarear os caminhos de quem as usa. Com efeitos terapêuticos, acalma, proporciona bem-estar a ajuda na realização de objetivos; perfeita para quem está prestes a enfrentar o vestibular, não é mesmo?

 

Ensino Superior

Para o Ensino Superior, existem pedras indicadas para cada área do conhecimento, permitindo uma fácil associação aos cursos às quais pertencem.

 

Ciências Exatas e Engenharias

anel-formatura-exatas

Representadas pela safira azul, que está relacionada ao céu, limites humanos e a vontade de superá-los. Representa a perfeição, a sabedoria e a busca pela sinceridade.

 

Ciências Biológicas

anel-formatura-biologicas

A esmeralda, de preferência em tons verde-vivo, é a gema desta . Sua cor representa a vida e a natureza e expressa a habilidade de superação e força de vontade. Era a pedra usada pelo Imperador Romano Júlio César e tem seu simbolismo ligado à arte da cura.

 

Ciências Humanas

anel-formatura-humanas

A pedra comumente associada à esta área é o rubi, que tem no vermelho a cor da paixão, sentimento esse tão característico desses profissionais. Também representa sangue, condição mortal do ser humano e, segundo tradição da Antiga Grécia que prezava a boa oratória, atribuiu-a às pessoas que eram capazes de comunicar-se claramente e dominarem essa difícil arte.

 

Ciências da Saúde

anel-formatura-saude

As profissões que compõem essa área, têm uma infinidade de gemas. Medicina, Enfermagem e Nutrição, por exemplo, têm como pedra símbolo a esmeralda, mesma das Ciências Biológicas como citado anteriormente. Já Farmácia, tem o topázio imperial, pedra que está relacionada à ciência e resolução de problemas. E não podemos esquecer de Odontologia, único curso representado pela granada, que simboliza segurança, dinamismo, criatividade e amplifica as emoções, a coragem e a audácia.

 

Formato da mão

Quem tem dedos finos e longos deve optar por anéis mais grossos e horizontais; já para os que têm dedos grossos e curtos, devem preferir anéis mais verticais para alongar os dedos.

Mãos largas pedem anéis grandes e proporcionais para não se perderem entre os dedos. Quem tem mãos pequenas, pode abusar dos anéis fininhos e do mix de joias.

 

Personalização

As peças personalizadas trazem consigo ainda mais valor devido à exclusividade.

Com essa opção e um profissional bem capacitado, as possibilidades são infinitas: combinar uma pedra de corte mais clássico com um anel de formato mais moderno ou vice-versa, acrescentar símbolos que tenham valor sentimental ou apostar em tendências, como o uso de ouro branco nas peças.

 

Gostaram das dicas? Se você é um formando ou tem um formando em sua família, pense na possibilidade de presenteá-lo com um anel de formatura. Afinal, é uma fase muito importante da vida e merece um lindo presente!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *