GRADUAÇÃO GEMAS_post blog

Você sabe como é feita a avaliação de uma pedra preciosa? O que deve ser levado em consideração no momento de se discutir o preço de uma gema? Saiba mais aqui!

 

Cut (corte)GRADUAÇÃO GEMAS_post blogFonte: pinterest.com

A lapidação afeta profundamente a aparência de uma gema. As gemas são lapidadas para manter o peso máximo enquanto exibe toda sua cor e brilho. Cada gema é analisada individualmente para o corte perfeito.

Uma gema bem lapidada é capaz de lidar com o jogo de luz. A gema surge com muita vivacidade e brilho enquanto a luz dança através  de suas facetas. Se você olhar bem para uma gema, deve haver uma refração consistente de luz em toda a sua superfície.

Gemas coloridas podem ser lapidadas em vários estilos e formas. A maioria é lapidada como os diamantes, em vários tamanhos proporcionalmente geométricos, e há outras que são lapidadas no tradicional formato de cúpula (cabochão), evidenciando efeitos ópticos especiais, como estrela ou olho de gato, visto em gemas como jade, safira, rubi, opala, entre outras. Um outro tipo mais recente de lapidação é conhecido como fancy cut.

 

Color (cor)GRADUAÇÃO GEMAS_post blogFonte: pinterest.com

A cor é a característica mais definidora de uma gema. A maioria das  gemas possui um espectro de cores bem variado, enquanto outras têm uma paleta mais restrita. As opções cromáticas são analisadas por meio de três componentes essenciais: matiz (cor primária da gema), tom (luminosidade ou escuridão) e saturação (pureza ou intensidade da cor primária).

Como regra geral, uma cor brilhante, intensa e vívida é considerada a melhor pela indústria. As gemas mais valiosas são aquelas que exibem uma cor pura com leves tons de cores secundárias. A cor primária deve ser média (nem muito escura e nem muito clara).

 

Clarity (pureza)GRADUAÇÃO GEMAS_post blogFonte: dvngroup.org

As gemas contêm, naturalmente, inclusões, que podem ter surgido tanto durante o processo de cristalização, quanto no processo de polimento. As inclusões não necessariamente diminuem a beleza da gema colorida ou seu poder atrativo, tanto que, em alguns casos, podem realmente agregar beleza e valor.

Visto que as gemas coloridas são formadas por uma série de processos geológicos, é comum que algumas gemas tenham mais inclusões que outras.

 

Carat (peso)GRADUAÇÃO GEMAS_post blogFonte: angara.com

Quilate é a unidade de medida usada para pesar pedras preciosas. Um quilate é igual a 200 miligramas ou 0,20 gramas. Além do peso (quilate), as gemas são medidas em função do tamanho (milímetro). Duas gemas de mesmo tamanho podem ter pesos diferentes devido à diferença de proporção.

As gemas são normalmente precificadas por quilate, dependendo da cor e do brilho da pedra. Uma vez que as gemas são menos propensas a aparecer em tamanhos maiores, o preço por quilate sobe abruptamente enquanto o quilate aumenta constantemente.

Quer estar sempre por dentro das novidades do universo das joias? Então não deixe de assinar nossa newsletter!

Este artigo é uma tradução do original Gemstone Traditional Guide: The 4 C’s.

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *