outubro_rosa

Outubro é um mês muito importante no combate ao câncer de mama. Mas será que você sabe como surgiu o movimento, qual o objetivo da campanha nacional e como é possível fazer parte do Outubro Rosa no dia a dia?

Confira como fazer parte desse movimento e ajudar a salvar vidas!

Como surgiu o movimento

Muita gente vê e participa de campanhas de conscientização, mas não sabe ao certo sobre a história por trás do Outubro Rosa. O movimento começou nos Estados Unidos, ainda na década de 90, quando vários estados norte-americanos colocavam ações isoladas em seus territórios para alertar as mulheres sobre a doença e como controlá-la no mês de outubro. Foi então que o congresso reconheceu o mês como sendo o nacional de prevenção e combate ao câncer de mama.

O papel do Outubro Rosa

outubro_rosa_3

O INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lança a cada ano uma campanha nacional com o objetivo de fortalecer e ressaltar a importância do diagnóstico precoce, desmistificando crenças errôneas em relação à doença e elevando a redução de riscos e chances de cura quando rastreada antecipadamente. Durante o Outubro Rosa essas ações são intensificadas com a distribuição de materiais informativos, propagandas e de profissionais da saúde a fim de salvar vidas.

Você também é uma agente conscientizadora

A prevenção e o autoexame independem da idade. É importante que você conheça seu corpo para que, assim, possa identificar possíveis alterações mamárias. Além disso, você também pode ajudar outras mulheres. Seja sua mãe, parentes, amigas ou mesmo uma vizinha. Aquelas que estiverem entre 40 e 69 anos devem realizar o exame de mamografia pelo menos a cada dois anos e você pode lembrá-las, ajudando-as a se conscientizarem e a compreenderem a importância da prevenção.

O rosa pode salvar vidas

outubro_rosa_2

Usar a cor rosa frequentemente no mês de outubro não é apenas por uma questão de moda, é um lembrete constante sobre o movimento e o cuidado que devemos ter com a nossa saúde. Por isso, não se acanhe, mostre que você apoia a causa! Seja no look para o trabalho, para um passeio no final de semana ou uma saída à noite, não deixe de incluir a cor em seu vestuário.

Caso queira, você pode diversificar e criar combinações em que suas joias dialoguem com suas roupas e enalteçam o rosa. Você pode usar tanto pedras preciosas dessa cor como aquelas que casem com as demais peças do seu look. Algumas ótimas opções são o quartzo, a safira, o diamante, a ametista, o rubi e a esmeralda.

Agora que você está por dentro do movimento do Outubro Rosa, do papel importante da conscientização sobre o diagnóstico precoce e como, juntas, podemos fazer cada dia desse mês um lembrete para quem está perto ou não, que tal também compartilhar este texto com suas amigas nas redes sociais e deixá-las por dentro dessa campanha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *