É interessante observar como algumas simples palavras são capazes de despertar nossos sentidos e emoções. Poucas delas têm a capacidade de expressar em sua simbologia gráfica todos os sentimentos advindos de sua referência física. Quando se lê, por exemplo, “pedra preciosa”, já associa-se a um imaginário de glamour e sofisticação.

Dando continuidade à nossa série sobre as pedras do Brasil, hoje você conhecerá uma das muitas gemas brasileiras, e a partir deste post, toda vez que ler ou ouvir qualquer referência a ela, conseguirá, imediatamente, sentir todo o seu encanto. Continue acompanhando e conheça mais sobre a morganita de Minas Gerais!

As características da Morganita de Minas Gerais

morganita

A morganita é uma gema de tonalidade rosa que, apesar de belíssima, ainda é pouco conhecida pelos apreciadores e compradores de joias. Isso pode ser facilmente exemplificado se ela for comparada a outras pedras preciosas, pertencentes ao grupo dos berilos, a qual faz parte, como a água-marinha e a esmeralda.

Este fato pode estar associado ao seu recente reconhecimento. Apesar de ter sido encontrada há milhares de anos, foi somente em 1911 que os gemólogos a nomearam e atestaram-na como uma legítima pedra preciosa, e não somente como uma variação de um mineral berilo.

A pedra recebeu este nome em homenagem a um banqueiro e colecionador americano chamado J.P. Morgan. Em sua forma natural, pode ser encontrada como um cristal ou uma passa petrificada, com poucas inclusões. Sua cor rosa é resultado da presença do manganês e do ferro em sua composição, mas ela também pode surgir em tons de laranja-rosado e salmão, sempre translúcidas (a variação dos elementos químicos é que será responsável pela tonalidade).

Minas Gerais é um dos estados brasileiros que mais a produz, porém, a morganita pode ser encontrada também em jazidas de países como o Afeganistão, Madagascar e Estados Unidos.

O misticismo nas pedras: morganita

morganita-pedra

Acredita-se que as pedras preciosas têm energias capazes de influenciar a vida das pessoas que as utilizam. A morganita é reconhecida misticamente por seus efeitos terapêuticos sobre as vias urinárias, os músculos, a respiração e a digestão.

Em relação à psique, ela atua emitindo fortes vibrações, auxiliando pessoas inquietas a terem mais calma e confiança no dia a dia. O planeta que a rege é Vênus e ela é associada ao signo de Libra. Tem uma energia protetiva e é uma gema poderosa para aqueles que se vitimizam constantemente, ajudando a reconhecer pensamentos de fuga.

A morganita e as datas comemorativas

morganita=anel

Aos 53 anos de casados, comemora-se Bodas de Morganita. A gema, que tem como símbolos o amor e os sentimentos, é referência para aqueles que estão há muitos anos juntos. Portanto, presentar um casal nesta data comemorativa com uma joia com esta gema, é uma atitude muito significativa.

Mas você não precisa esperar tantos anos para ofertar a uma pessoa especial uma joia com uma morganita, há os aniversários, natal, formaturas, etc. Nos EUA, por exemplo, esta tem sido uma pedra bastante procurada para anéis de compromisso em um namoro. E independente do momento, não faltarão oportunidades para surpreender alguém com esta belíssima gema!

morganita-joia

E para saber mais sobre outras pedras preciosas, continue a acompanhar nosso blog!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3


1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *