pedras-citrino

O Brasil é um dos maiores exportadores de pedras preciosas do mundo. Aqui são encontradas as mais lindas gemas que deixam ainda mais belas as joias fabricadas por profissionais altamente qualificados, capazes de extrair delas todo primor proveniente da natureza. No post de hoje, da série “As pedras do Brasil”, você conhecerá mais sobre o citrino, esta gema do sul brasileiro que encanta a todos com sua cor amarelada. Confira!

As características do citrino do sul brasileiro

O citrino é uma pedra preciosa proveniente do sul do Brasil, mais especificamente do Rio Grande do Sul. Ela pode ser encontrada em sua forma natural ou ser derivada da ametista que, quando aquecida a aproximadamente 475°, transforma-se em um quartzo amarelado.

Suas tonalidades podem variar entre o amarelo, o laranja e, em casos muito específicos, o vermelho. Para distinguir qual gema provem genuinamente da natureza em sua forma “original” e qual sofreu processo de aquecimento, é preciso observar sua cor: no primeiro caso, pode-se perceber um tom de amarelo pálido, enquanto no segundo, sempre haverá uma tonalidade avermelhada.

O nome citrino vem do latim citrus, e faz referência à sua cor amarelo-limão. Comercialmente, recebe o nome de “topázio Rio Grande”, por ser produzido na região gaúcha. Como constituição química, esta pedra preciosa é formada por óxido de silício (SiO2).

O misticismo das pedras: citrino

A gema de cor quente e “ensolarada” era usada pelos legionários romanos em colares sobre o peito, com a crença de que esse ato ajudaria a espantar o mau olhado, as intrigas e os invejosos. Na Idade Média, os homens a usavam como um amuleto de sorte, que proporcionaria a vida eterna.

Sobre seus efeitos terapêuticos para o corpo e para a mente estão o de fortalecimento do metabolismo (regenerando-o e favorecendo a digestão) e de pessoas sensíveis; o estímulo à empatia; a liberação de pressões cotidianas; etc. Dentre as principais indicações, pode-se citar o uso do citrino para clarear os pensamentos, ajudar na disposição corporal e espiritual, e na retificação das metas.

O citrino e as datas comemorativas

As pedras preciosas sempre carregam simbolismos que vão muito além daqueles citados na área mística. Sempre que se deseja presentear alguém em uma ocasião especial, pensa-se em uma joia com uma bela gema. E nada mais marcante e significativo do que proporcionar uma agradável surpresa como essa, não é mesmo?

Se você deseja brindar um casal que faz bodas pelos seus sete anos de união, que tal oferecer uma joia com o citrino, que é a pedra símbolo desta data? Ou então homenagear os comunicadores, funcionários públicos, vendedores e terapeutas alternativos, que também têm com esta gema uma relação simbólica?

São muitas as ocasiões em que um colar com um delicado pingente de citrino ou um vistoso anel desta pedra são oportunos. Além daqueles já oferecidos nas joalherias, você pode também criar uma joia personalizada, única. Assim, o que já teria todo um significado especial, tornar-se-á realmente inesquecível!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o citrino, a pedra do sul brasileiro? Pois agora, renda-se a seus encantos e nos conte o que achou de suas características!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *