seguro-joias

Seguro de Joias

Comprar uma joia não é uma decisão simples. Existem milhares de opções com preços que podem variar de R$100,00 a mais de um milhão! O investimento em joias é um investimento pessoal.

Para quem precisa proteger esses bens tão valiosos, o seguro de joias já é uma realidade de várias pessoas que possuem um belo acervo de peças e precisam protegê-las de alguma forma, ainda mais se não quiserem guardá-las em um banco.

 

Por que fazer um seguro de joias?

furto-roubo-joias

Infelizmente não é nenhuma novidade o aumento no índice de furtos e roubos de joias. O crescimento das ocorrências no setor, noticiado com frequência pela mídia, se dá por inúmeras razões. Fato é que joias e gemas são atrativas devido ao alto valor agregado.

Fazer o seguro para joias por meio de uma apólice de seguro residencial nem sempre é a melhor escolha. As apólices residenciais protegem danos à construção e seu conteúdo e, normalmente, as joias são excluídas. A coberturas que incluem proteção às joias, asseguram apenas as peças mantidas dentro de um cofre. Mas existem seguradoras que oferecem seguro específico para joias, com apólices que asseguram cobertura contra roubo ou furto qualificado, inclusive para peças em uso. Em caso de sinistro, o proprietário tem direito à reposição da peça.

Fazer um seguro para suas joias garante a perpetuação da riqueza. A proteção dada por seguros específicos é fundamental. Mas antes de fazer a contratação, é importante ter todas as suas joias avaliadas por um avaliador independente. Certifique-se de que cada item está listado, descrito e avaliado no papel.

 

Seguro é para poucos!

hebe-joias

O seguro de joias ainda tem uma característica especial no Brasil: ele é feito para grandes compradores e geralmente vem associado a outro tipo de seguro. Por outro lado, nos Estados Unidos e na Europa jé é muito comum a venda de seguro para joias e qualquer pessoa pode comprar.

E o principal problema para adquirir um seguro para joias no nosso país mora exatamente aí: é muito caro, muito mesmo, por estar associado exatamente a grandes compradores de joias, não a você que tem algumas peças em casa. Normalmente, para quem não é empresário do ramo ou colecionador, por exemplo, eles oferecem pacotes mais simples e com preços mais altos.

 

Como escolher o melhor seguro?

apolice-seguro-joias

Compare preços  de planos de seguros, bem como a reputação de cada empresa e escolha o que lhe dá a maior cobertura de seu dinheiro e mais flexibilidade se você tem que substituir joias. É importante que o seguro garanta o recebimento integral do valor da joia.

Uma apólice específica para joias custará em torno de 5% do valor da peça e terá validade de um ano. Você pode verificar com a seguradora de sua residência, o gerente de seu banco ou outra instituição financeira para a extensão da sua proteção residencial, incluindo as joias de valor, ou a contratação de um seguro independente. Algumas joalherias já incluem a contratação do seguro no ato da compra.

 

Pensando em proteger um item especial? Já pensou em fazer um seguro para aquela joia que você tem guardada aí? Conte-nos a sua experiência.

2 Comentários

  • Fernando disse:

    Como fazer seguro de pedras preciosas?

    • ArtOuro disse:

      Olá Fernando, há várias empresas de seguros pessoais que oferecem cobertura para pedras pessoais. Possuir certificado de autenticidade de suas gemas é uma boa forma de agilizar a avaliação e cotação dos serviços de seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *