Tendências de acessórios da SPFW

A São Paulo Fashion Week (SPFW), um dos maiores eventos de moda do país, celebrou sua 42ª edição. O evento, ocorrido entre os dias 23 e 28 de outubro na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, chamou, mais uma vez, a atenção para o cenário de mudanças próprio de um início de século.

Idealizada pelo produtor de eventos Paulo Borges e pela empresária Cristiana Arcangeli e nascida na capital paulista em 1996, é uma das mais badaladas do país e o mais importante evento de moda da América Latina, além de ser a 5ª maior semana de moda do mundo, depois das de Paris, Milão, Nova York e Londres.

O tema da vez foi Trans e falou-se muito de mobilidade, trânsito e ocupação, uma vez que o próprio formato dos desfiles foi repensado. “Estamos repensando o formato dos desfiles, do modelo de vendas e queremos levar a moda além dos portões do Ibirapuera”, diz Paulo Borges, um dos idealizadores e diretor artístico do evento.

Não só o planeta vive uma mudança, mas também o consumidor e, consequentemente, o mercado. E foi nessa onda que a SPFW saiu na frente das demais semanas de moda ao redor do mundo ao apostar, pela 1ª vez, no conceito que tem virado fenômeno com a aceleração da vida moderna: “see now, buy now” (veja agora, compre agora), na qual boa parte das coleções estiveram à venda logo após os desfiles. Devido ao fast fashion e a divulgação em massa dos hits das passarelas nas redes sociais, as marcas não veem mais sentido em criar o desejo no consumidor e esperar 6 meses para saciá-lo.

A edição deste ano foi marcada pela pluralidade ao exemplificar o peso que as ruas têm de influenciar as passarelas. Mostra disso, foi a presença de acessórios impactantes para complementar as coleções. Muitas bolas, chokers, brincos desiguais e peças maxi atravessaram as passarelas da SPFWN42. Outros destaques foram os piercings (falsos ou não), broches, bottons, argolas e camafeus repaginados.

Separamos algumas propostas para você, querida leitora, se inspirar nesse verão. Acompanhe.

Brincos descombinados

spfw_02

A Animale apresentou uma tendência forte que promete deixar qualquer look mais moderno: brincos descombinados – mismatched earrings -, que é simplesmente usar um brinco diferente em cada orelha. Além dos modelos de acrílico ou plástico, que continuam em alta, essa nova moda é super fácil de reproduzir: basta escolher dois brincos diferentes, mas com algum elemento em comum, criando uma dupla harmônica. Afinal, quem disse que dois brincos do mesmo par precisam ser gêmeos?

Maxibrincos

spfw_03

Todos os caminhos apontam para peças de máxima proporção: brincos em tamanho bold, gargantilhas enormes e argolas gigantes. Os maxi brincos podem ser incluídos em todos os estilos, do despojado ao clássico, e usado em qualquer ocasião. Na hora de escolher o seu, procure combinar com um colar bem discreto ou até deixe o colar de lado para não disputar a atenção. Destaque nos desfiles de Lilly Sarti e Ronaldo Fraga.

Argolas

spfw_04

Argolas estão em alta! E a regra básica é: quanto maiores, melhor! Modelos feitos de materiais impermeáveis, como acrílico ou plástico, ganham pontos extras no quesito fashion. A marca A.Brand apostou nas argolas coloridas para arrematar suas peças conceituais, humoradas e oversized (peças grandes, maiores que o normal).

Correntes

spfw_05

Correntes, correntes e mais correntes! Em pulseiras de muitas voltas, em gargantilhas e até em colares longos, os acessórios com elos perdem a obviedade do ar rock’n’roll para complementar looks de inspiração esportiva, como na apresentação da grife À La Garçonne. No desfile de Reinaldo Lourenço, as argolas formaram colares justos ao pescoço, usados sobre blusas de gola alta ou então com vestidos de mangas bufantes.

E aí, curtiram essas trends? Qual sua favorita?

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *