Usar metais e pedras preciosas apenas em ocasiões especiais é coisa do passado; hoje, as mulheres querem exibir seus belos acessórios em qualquer situação. No Brasil, as tendências de joias estão crescendo a cada ano. De acordo com o Ministério Brasileiro de Minas e Energia, atualmente, o Brasil ocupa a 16ª posição no ranking de produtores mundiais de joias e, quando o assunto é o consumo delas, estamos em 13º lugar, o que prova o bom gosto dos brasileiros.

E o que já é bom pode melhorar ainda mais, uma vez que o Brasil é 11º maior produtor de ouro do mundo, além de ter mais de 100 tipos diferentes de pedras. Toda essa variedade tem atraído os olhares do mundo inteiro para o país e, para atender a essa crescente demanda, precisamos cada vez mais de designers. Quer conhecer um pouco da história de alguns artistas que têm tornado as joias brasileiras conhecidas no mundo inteiro? Continue de olho no post.

 

Clementina Duarte

Natural de Recife, onde cursou arquitetura, Clementina iniciou sua carreira como designer de joias na França. Já são mais de 40 anos de produção e 30 anos de serviço para o Governo Brasileiro. É ela quem cria as joias utilizadas pelo Governo como presentes oficiais para autoridades e celebridades do mundo inteiro. Rubelita, Turmalina Paraíba, Água Marinha e Morganita são algumas das pedras apreciadas e utilizadas por Clementina em suas coleções.

clementina-duarte-joias

Fernando Jorge

O designer de joias Fernando Jorge começou sua carreira em São Paulo e, depois de 10 anos de trabalho, se instalou em Londres para fazer um mestrado. Para criar suas peças, Fernando tem como grande influência a alegria e exuberância brasileira. Ele investe nas pedras nacionais e o resultado final de seu trabalho é moderno e, ao mesmo tempo, sofisticado. Hoje, Fernando é considerado um dos grandes designers em ascensão, com suas joias a venda em lojas de grandes polos de moda, como Nova Iorque e Paris. Em suas coleções, podemos encontrar várias peças com a famosa pedra Opala.

fernando-jorge-joias

Jack Vartanian

Apesar de ter nascido na Armênia, Jack Vartanian veio para o Brasil aos três anos de idade e, hoje, seu nome configura entre os designers brasileiros mais conhecidos no mundo. Diamante, Esmeralda, Safira e Rubi são algumas das pedras preferidas do artista, que tem como objetivo de trabalho nunca copiar nada, nem se inspirar em ninguém. Para ele, cada pedra desperta um sentimento que resultará em uma peça específica, e isso tem que vir de dentro da alma do designer, de forma espontânea.

jack-vartanian-joias

As tendências de joias brasileiras

Por que as joias brasileiras estão se tornado tendência mundial? A fonte do sucesso, que são as lindas pedras usadas nas joias, o Brasil sempre teve. Mas com a crescente demanda por joias e cada vez mais designers brasileiros em ação, as pedras brasileiras passaram a ser conhecidas e apreciadas no mundo inteiro.

Além disso, o público masculino deixou de comprar joias apenas para presentear mulheres, e passou a ser consumidor também, contribuindo fortemente para o crescimento do setor no país.

Por fim, vivemos em uma sociedade que valoriza cada dia mais a apresentação, o marketing pessoal. Andar bem-vestido, usar bons sapatos e acessórios de qualidade se tornou rotina nos dias de hoje. E, assim, as joias se tornaram item comum e indispensável nos guarda-roupas dos brasileiros.

Você está seguindo as tendências de joias? Quais são suas pedras e estilos favoritos? Compartilhe sua opinião com a gente, deixando um comentário no nosso post!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *