Venha conhecer a FIPP 2019!



A cidade de Teófilo Otoni, localizada no nordeste do Estado de Minas Gerais vem, ao longo dos 165 anos de sua história (1853-2018), destacando-se como centro de comercialização e beneficiamento de pedras preciosas.  Devido à sua colonização por imigrantes europeus, dentre estes, um grupo de alemães oriundos de Idar-Oberstein na Alemanha, que conheciam bem técnicas de lapidação de gemas.



Em Teófilo Otoni, encontraram muitas pedras preciosas e, consequentemente, introduziram as técnicas de lapidação que já tinham conhecimento, iniciando, assim, o comércio desse ramo com o continente europeu.  No aspecto geológico, a cidade encontra-se situada em meio à Província Pegmatítica Oriental Brasileira, tornando-se assim, o maior centro comercial da região e destino obrigatório de todas as pedras preciosas produzidas nos garimpos.

Um dos meios desenvolvidos para a comercialização foi a FIPP – Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni. Realizada anualmente na cidade de Teófilo Otoni através de uma parceria entre a GEA – Associação Dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Joias do Brasil e a Prefeitura Municipal de Teófilo otoni.

Atualmente, as organizadoras contam com o Centro de Convenções Expominas IV em Teófilo Otoni, um dos mais modernos centros de convenções e eventos de Minas Gerais. Um espaço amplo e moderno onde podem ser alocados cerca de 120 stands VIP e stands coletivos, além de praça de alimentação e espaço de convivência.  Estacionamento para mais de 500 carros, área para shows, auditório para 300 pessoas sentadas.



No último evento estiveram presentes expositores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, além de visitantes e expositores estrangeiros vindos da Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, EUA, Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Itália, Noruega, Austrália, Índia, China, Japão, Tailândia, Hong Kong.

Realizada há 29 anos, pela GEA- Associação criada para apoiar os comerciantes que hoje trabalham arduamente para a realização da Feira que gera um impacto comercial direto tanto no setor de pedras preciosas local, como em outros setores da economia regional.



Neste ano de 2019, a FIPP contará com 60 stands internos e mais 128 mesas de exposição.  Restaurante, área de convivência, espaço para palestras, Workshop, espaço APL, desfile de lançamento e mostra de joias e semi Joias, concurso de melhor lapidário, design, corte e inovação, concurso de redação para as escolas municipais e estaduais (para mostrar que pela educação, podemos conscientizar nossas crianças da quão valiosa é a nossa cidade e nossa região).

No período da FIPP, a cidade de Teófilo Otoni recebe uma grande quantidade de visitantes, para a mais esperada e tradicional Feira Internacional da cidade e do país, onde lotam todos os hotéis e restaurantes da cidade. Impostos são pagos para o município, comércios vendem mais produtos, a economia do município gira, dinheiro extra dos visitantes fica na economia local.

Objetivos:  

  • Valorizar a cultura Local;
  • Contribuir com a geração de renda no município;
  • Proporcionar educação, bons negócios, lazer e descontração para a população do município.
  • Transformar a FIPP em um ícone nacional de vendas de pedras preciosas retiradas diretamente na fonte.
  • Fortalecer O APL de Teófilo Otoni.
  • Trazer trabalho e educação através de cursos específicos para a área.

Objetivos específicos:

  • Valorizar o trabalho de pedristas, comerciantes, empresários e Exportadores, garimpeiros e lapidários da cidade e região.
  • Incentivar a abertura de empresas para legalização do trabalho informal.
  • Aquecer o comércio, turismo e hotelaria local durante o evento;
  • Oportunizar a geração de emprego para mais de mil pessoas, direto e indiretamente no decorrer do evento;

Fonte: GEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *