As cores estão por todos os lados. Elas criam impressões e dão tonalidade a tudo o que enxergamos. Quando alguém se veste com uma cor que gostamos, sua imagem se ilumina. Algo parecido acontece no momento em que entramos em um ambiente cuja combinação de cores é harmônica e agradável.

A cromoterapia, técnica que já foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é uma ciência que utiliza a ação energética das cores como método terapêutico.

Isso quer dizer que a frequência luminosa das cores são utilizadas para que sejamos capazes de encontrar o equilíbrio e o bem-estar físico e emocional.

Percebeu como o significado das cores são importantes? Continue lendo o nosso post e entenda mais sobre o assunto!

Mas, o que a cor tem a ver com a emoção?

cores_2

Você já deve ter percebido que algumas cores são mais agradáveis do que outras. Essa sensação é, obviamente, muito particular. Porém, não é difícil identificar que ambientes em tons claros trazem maior leveza, enquanto os tons mais escuros em determinados lugares dão a sensação de um clima mais pesado ou sombrio.

Não é por acaso que os consultórios médicos costumam ser mais claros, enquanto boates ou bares optam por tons que combinem com o visual noturno.

Como acontece o processo de cura na cromoterapia?

cores_3

A cromoterapia busca proporcionar o alinhamento dos Chacras (pontos energéticos) que temos em nosso corpo, e que se relacionam com determinadas cores, atenuando sensações como a tristeza e proporcionando maior resistência ao medo.

A exposição a determinadas cores, seja com a adoção da técnica da cromoterapia ou carregando pedras coloridas por onde você for, pode causar um alívio de diversos sintomas, como o cansaço físico, a circulação sanguínea e até a qualidade do sono.

Qual os significados das cores?

cores_4

Azul

Essa cor se relaciona com o chacra da garganta, também chamado de chacra laríngeo, e se relaciona com a paz e a tranquilidade. O azul pode ser utilizado por quem tem dificuldade de falar em público. Uma ideia é usar um pingente na região ou mesmo um lenço para acalmar a área da garganta. A cor também é muito utilizada em dormitórios, sobretudo quando a pessoa tem problemas para dormir.

Vermelho

Chacra da raiz ou chacra básico, o vermelho é conhecido como a cor da paixão. E de fato ela tem muito a ver, não só com a paixão, mas também com a sexualidade. A cor costuma aumentar a pressão sanguínea e, consequentemente, a circulação. Por causar certa agitação, é melhor evitá-la em regiões como o quarto, ou mesmo no vestuário de crianças hiperativas.

Violeta

Chacra da coroa ou chacra coronal. A alta frequência da cor violeta faz com que ela consiga percorrer todas as células do corpo, sendo especialmente utilizada para pessoas com doenças graves, como o câncer. A violeta costuma ativar sentimentos variados, como a raiva, a mágoa e outras sensações que ficam acumuladas e quase não são liberadas. Na cromoterapia, é usado com parcimônia.

Amarelo

O amarelo se associa com o chacra do plexo solar e, claro, tem tudo a ver com o sol e sua energia. É a cor da criatividade, do poder e da agitação. É bastante utilizado para o tratamento de pessoas que são mais tímidas e que têm dificuldade de deixar fluir o lado emocional.

Laranja

O laranja é chacra do sacro ou chacra sexual. Por ser a mistura do amarelo com o vermelho, dá para imaginar que o laranja tem a ver com relacionamentos, mas também com a criatividade e agitação. É uma ótima cor para quem gostaria de conhecer pessoas novas e se apaixonar, pois ela proporciona uma maior autoestima e segurança.

Verde

É o chacra do coração ou chacra cardíaco. Essa cor é uma das primeiras que é reconhecida pela retina humana. É a cor da esperança, se associa ao amor e à cura de doenças. Ideal para quem precisa de um reforço para o sistema imunológico, pois a sua frequência atingirá a glândula timo (linfócito T) e aumentará a sua imunidade.

E aí, o que você achou da cromoterapia e o significado das cores? Se quiser saber mais sobre esse assunto ou ainda tiver dúvidas a respeito, deixe um comentário!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *