turmalina

Verde, rosa ou azul? Dentre estas, qual a sua cor favorita? Pois saiba que no Brasil existe uma belíssima pedra preciosa que se apresenta em todas estas tonalidades e compõe de maneira vistosa refinadas joias. Ficou curioso para saber qual gema é esta? No post de hoje da série “As pedras preciosas do Brasil” você conhecerá as turmalinas brasileiras! Continue acompanhando e confira!

As características das turmalinas brasileiras

turmalina1
As turmalinas brasileiras são um grupo de minerais que apresentam-se na natureza em uma grande pluralidade de cores, podendo chegar a cem tonalidades diferentes. Possuem um brilho vítreo, de transparentes a opacas. Em sua composição química estão presentes o manganês, o cromo, o cobalto, o níquel e o titânio.

Não há na natureza nenhuma outra gema que seja tão complexa quanto a turmalina. Assim como as granadas, elas fazem parte de um grupo de pedras preciosas com várias espécies. Em um mesmo cristal, pode-se facilmente encontrar duas ou mais cores, o que permite tamanha pluralidade. De todas as espécies conhecidas no mundo todo, as que têm maior destaque por seus diferenciais são as turmalinas paraíba, que possuem um tom de azul profundo.

A turmalina paraíba e seu mais belo azul

turmalina-pedra
Descoberta no Nordeste na década de 80, a turmalina paraíba logo chamou a atenção de todo o mundo por seu tom singular, chamado de azul neon. Esta bela e rara gema brasileira pode ser encontrada apenas em cinco minas espalhadas por todo o planeta, das quais três delas estão localizadas no Brasil. Por ser uma pedra preciosa quase extinta, esta turmalina é cobiçada no mundo todo, o que faz com que seus valores cheguem a até R$3 milhões.

Por mais que não ela não seja mais cara do que o já famoso diamante, a turmalina paraíba presente em uma joia confere elegância e exclusividade à peça e, consequentemente, a quem a usa. Colecionadores e demais apreciadores de pedras preciosas a tem basicamente como um objeto de arte, para ser apreciada e exposta em ocasiões muito especiais.

As turmalinas brasileiras e as datas comemorativas

turmalina-joia
Quando um casal completa 16 anos de união, comemora-se as Bodas de Turmalina. A ocasião pode — e merece — ser simbolicamente representada por uma joia que contenha uma pedra preciosa que leva seu nome. Dentre as indicações, podemos citar a turmalina rosa, que representa a sinergia do coração por meio do amor incondicional.

Agora, se você deseja presentear um profissional que esteja iniciando sua carreira ou que já tenha certo prestígio, a turmalina verde simboliza os assistentes sociais e os nutricionistas; e a turmalina rosa os formados em ciências contábeis.

Mas independente da data comemorativa, brindar uma pessoa especial com uma joia que contenha uma turmalina é algo que, com certeza, ficará guardado na memória de quem presenteia e de quem é presenteado.

E você, já tem a sua joia com uma turmalina? Que tal presentear alguém como esse mimo? Qual a sua cor preferida? Compartilhe através dos comentários e continue de olho na nossa série sobre as pedras do Brasil!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3


7 Comentários

  • Celina Muniz disse:

    Excelente explicação e lindas fotos. Sou colecionadora e fico maravilhada com todas essas pedras, gostaria de um dia poder garimpar e me dar de frente com uma dessas preciosidades. Porém ficaria imensamente feliz em ter em minha coleção uma pequenina pedra topázio imperial e turmalina paraíba.Aproveitando o espaço tenho algumas pedras que estou tendo dificuldades de saber qual é o nome, estou catalogando as pedras e essas tenho dúvidas.Gostaria de poder mostrar a minha coleção para um profissional da área p/ orientações.Adorei o Blog, parabéns.

    • ArtOuro disse:

      Olá Celina, ficamos felizes que tenha gostado. Vamos entrar em contato com você sobre as pedras.
      Continue acompanhando a série. Abraços

  • Gilberto F Luna disse:

    Adoro pedras tenho uma coleção com 5 estojo de 40 pedras indentificadas mais por incrivel que pareça não consigo achar uma pedra que tenha um filetinho de ouro para colocar na coleçao estive em Ouro Preto ,Mariana mais so achei pedras montadas para vender pra turista nada original .

  • Marcelino disse:

    Tenho uma pedra muito bonita, sou do Maranhão, e achei na terra. Ela é transparente e tem as cores fortes do arco íris. Aqui não tem especialista nenhum, queria muito ajuda de vocês ou algum gemólogo.

    • ArtOuro disse:

      Olá Marcelino, não atuamos com este tipo de análise de gemas. Para você pode atestar a veracidade da gemas assim como obter o certificado de autenticidade, sugerimos o Instituto GIA, que não possui escritório no Brasil, o que não impede de você fazer um contato direto com eles e enviar o material via Sedex. E no Brasil, sugerimos o laboratório do IBGM:
      http://www.gemologiaibgm.com.br/laboratorio/

  • Lindas pedras, amei sua explicação! Sou amante de pedras, onde passo sempre levo uma pedra para minha coleção quando são atraídas por meus olhos!

  • Marcelo Beneti disse:

    Tenho grande interesse em minerais. Coleciono vários minerais, além de rochas vulcânicas e meteoritos e cristais também! Moro em Marília SP, onde foram encontrados fosseis de dinossauro o titanossauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *