O nome berilo tem origem no termo grego beryllos, que significa bela pedra esverdeada da água do mar. Ele possui variações consideradas semipreciosas e preciosas, podendo ser encontrado tanto em pequenas quanto em grandes dimensões. Entre as pedras mais procuradas estão a esmeralda e a água marinha, berilos que trazemos com mais detalhes neste post.

Embora traga um aspecto visual marítimo, o mineral de formato hexagonal é encontrado em pegmatitos graníticos, locais onde o estanho e o tungstênio são abundantes. O mineral é apreciado, principalmente, por suas funções curativas e de proteção, além de sua beleza sempre delicada e peculiar. Entre no universo dos minerais e saiba por que as variações do berilo são tão requisitadas hoje.

A família dos berilos

água-marinha-o-berilo-e-a-esmeralda2

Os berilos são encontrados geralmente com um especial brilho vítreo, transparente. A pedra pura é incolor, porém, por causa das matizações de outros elementos, ela pode aparecer nas cores azul, amarela, vermelha, branca e verde. Seus componentes promovem melhoras na saúde, atividade mental e outros fatores associados ao bem-estar, beleza e tranquilidade.

Água marinha: dos navegantes à boa visão

água-marinha-o-berilo-e-a-esmeralda3

A variação azulada do berilo é um cristal bruto, geralmente lapidado com a forma semelhante de um obelisco. Também pode ser encontrada, em raras ocorrências, na coloração amarelada.

Era muito associada aos navegantes, por sua proteção contra os afogamentos. Também utilizada contra o medo, era uma pedra presente em grandes batalhas por dar coragem aos soldados. A água marinha aumenta a criatividade, melhora a intuição e promove fluidez das emoções. É indicada para cura de doenças em partes do corpo como garganta, fígado, baço e tireoide.

Com grande efeito calmante, a água marinha ajuda a tranquilizar os ambientes, deixando a energia dos espaços mais harmônicos. É também usada pelo seu poder de melhorar a visão, sendo muito utilizada pelos romanos para fazer óculos. Diz a lenda que Nero, o imperador, trazia sempre consigo um óculos feito de água marinha.

A água marinha é encontrada nos Estados Unidos, no México, nas regiões na antiga União soviética, e também no Brasil e na Índia.

Esmeralda: brilho e nobreza

água-marinha-o-berilo-e-a-esmeralda4

A pedra mais nobre da família dos berilos tem sua denominação variante do hindu, que significa pedra verde. Aparecendo em tons esverdeados, sua coloração é resultado da presença de crômio e vanádio em sua composição.

A esmeralda é associada a quem precisa de equilíbrio, cura e paciência, principalmente as pedras que possuem propriedades translúcidas e/ou transparentes.

As esmeraldas já foram utilizadas na Antiguidade como antídotos de venenos e feridas além de agir contra possessões demoníacas. Também no século XIII foi usada pelo seu efeito laxativo, contra a disenteria. Também curava hemoptise, quando usada sobre o fígado. Afasta espíritos malignos e criaturas venenosas.

A esmeralda, mesmo imperfeita, não altera o seu valor de mercado, pois possui ocorrência bastante rara. É encontrada em grande abundância na Índia e Áustria, mas também na América do Sul, em países como o Brasil e em regiões do Zimbábue, Tanzânia e Egito.

Agora que você já conhece as diferenças entre o berilo, a água marinha e a esmeralda, saiba que eles podem ser usados combinados em joias diferentes para dar destaque ao visual. Para catalisar os poderes curativos da esmeralda e da água marinha, utilize anéis no dedo anular ou mínimo, ou no centro do peito com um pingente.

Fique de olho em nosso blog e saiba mais sobre o quanto as pedras preciosas podem tornar sua vida mais bela e agradável!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *