Hoje vamos falar sobre o quartzo brasileiro: este cristal multicolorido é encontrado facilmente por todo Brasil, mas especificamente e especialmente nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia sua abundância é maior, porque é onde se localizam as maiores jazidas. Mas por que algumas joias são tão atraentes quando combinadas com pedras, e em especial, o quartzo? O que faz do quartzo uma gema especial? Vamos te explicar tudo!

O quartzo

Saiba-tudo-sobre-o-quartzo-brasileiro2

Ele é o mais comum dos minerais e pode estar presente em diversos tipos de rochas, tendo como característica ser cristalino. Composto por Dióxido de Silício (SiO2), é muito resistente a processos químicos, biológicos e mecânicos, que resultam no desgaste e decomposição das rochas. O quartzo possui muita estabilidade por ser o último mineral a ser formado no resfriamento do magma.

Valor bruto e agregado

Quando extraído diretamente das rochas, o quartzo em seu estado bruto não possui tanto valor comercial. Após passar por um processo de radiação gama e lapidação é que esta bela pedra passa a valer até 300% a mais!

A radiação gama

A radiação gama é um processo benéfico à pedra. Ela desorganiza os átomos que estão organizados na camada atômica, e mexe na cristalinidade da pedra. Esse processo muda as propriedades óticas e físicas do cristal, fazendo com que ele reflita ou absorva outros tipos de ondas de luz visível.

Em outras palavras, após passar pela radiação gama, o cristal que antes não tinha o menor atrativo passa a ser muito mais reluzente e límpido, e consequentemente passa a ser muito mais valorizado.

Mas vale dizer que não é todo quartzo que uma vez submetido a radiação terá resultado positivo. Tudo dependerá da composição química do mineral, da quantidade de impurezas encontradas nele (como ferro, alumínio, potássio) e de onde ele foi formado.

Apesar de todo este processo de radiação, não há motivo para preocupação: o quartzo não é radioativo. Tal processo só interfere nos elétrons, e não no núcleo dos átomos. Sendo assim, não formam radionuclídeos, não os tornando radioativos. Você pode usar sem medo: este processo acelera o efeito natural de chegar ao seu estado mais cristalino!

Quartzo com joias: uma ótima combinação!

Saiba-tudo-sobre-o-quartzo-brasileiro3

O quartzo, por ser cristalino, realça e proporciona o brilho das joias quando a peça é elaborada em conjunto, por exemplo, com ouro, prata ou folheados.

Por ser multicolorido ele pode otimizar ou alterar sua cor durante o processo de radiação. As cores podem variar desde o cristal incolor da rocha até o violeta das ametistas.

Um ponto importante a ressaltar é que quanto maior a qualidade, maior o valor: quanto melhores, mais caros. No caso do quartzo, a mais valiosa é a ametista.

Significado

Saiba-tudo-sobre-o-quartzo-brasileiro4

Todas as pedras possuem propriedades energéticas, e não seria diferente com o quartzo. Muito usado em anéis de formatura nos cursos de geografia, letras, história, turismo e pedagogia. Alguns acreditam que seja a pedra da vitória, e que resulta em um equilíbrio físico e mental. Também é considerada a pedra do amor, mas no caso desta crença, o melhor é ganhar uma joia com quartzo rosa ou ametista, afinal, amor não se compra, se recebe!

Gostou das informações sobre o quartzo brasileiro? Conhece alguma outra propriedade deste cristal tão cobiçado ou prefere outras pedras? Tire suas dúvidas no nosso blog com outras informações sobre joias e pedras!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *